Inserção das tecnologias digitais na educação

tessitura identitária docente na modernidade tardia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL31-v11n4a2017-14

Palavras-chave:

Identidade, Prática pedagógica, Tecnologias digitais

Resumo

Neste artigo, por meio de um estudo de caso a partir de relatos proferidos por uma professora do Ensino Básico, objetivamos, à luz da perspectiva da Teoria Sistêmico Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), perscrutar nuanças da nova identidade docente no contexto de inserção das tecnologias digitais na sala de aula, considerando o posicionamento da professora acerca da sua própria identificação e sua atitude reflexiva em relação a sua prática pedagógica. O resultado da pesquisa permite vislumbrar o processo de incompletude da identificação na modernidade tardia e indica a constituição de uma identidade docente em formação.

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Biografia do Autor

Janicleide Vidal Maia, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

Graduada em Letras (UVA), mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Avanúzia Ferreira Matias, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

Graduada em Letras (UFC) e Pedagogia (UNIP), mestre em Linguística e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

07.11.2017

Como Citar

MAIA, J. V.; MATIAS, A. F. Inserção das tecnologias digitais na educação: tessitura identitária docente na modernidade tardia. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 4, p. 1366–1385, 2017. DOI: 10.14393/DL31-v11n4a2017-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/38200. Acesso em: 12 nov. 2024.