Uma relação reflexiva e teórica, por meio da ideia de interação, entre a sociolinguística interacional de John Gumperz e o interacionismo sócio-histórico de Lev Vygotsky

Autores

  • Manuel Veronez Instituto de Letras e Linguística - Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLE-v9n5a2015-6

Palavras-chave:

Sociolinguística Interacional, Interacionismo Sócio-Histórico, Gumperz, Vygotsky,

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma relação reflexiva e teórica entre a teoria da sociolinguística interacional de Gumperz (1994) e a teoria do interacionismo sócio-histórico de Vygotsky (1998), apresentando pontos de convergência e de divergência entre elas, a partir da noção de interação trabalhada pelos dois teóricos em questão, capazes de confirmar a pertinência e importância teórica de se tentar dialogar duas áreas a princípio bastante antagônicas entre si: a sociolinguística e a psicologia. Num primeiro momento, será explicitada a teoria da sociolinguística interacional de Gumperz (1994), após, em um segundo momento, será explicitada a teoria do interacionismo sócio-histórico de Vygotsky (1998) e ao final, numa terceira etapa, será apresentada uma relação e uma consequente reflexão entre essas duas teorias (a partir da ideia de interação), verificando se elas são ou não excludentes entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Veronez, Instituto de Letras e Linguística - Universidade Federal de Uberlândia.

Doutorando em Estudos Linguísticos (bolsista CAPES), linha de pesquisa em Linguagem, Texto e Discurso, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, do Instituto de Letras e Linguística, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

28.08.2015

Como Citar

VERONEZ, M. Uma relação reflexiva e teórica, por meio da ideia de interação, entre a sociolinguística interacional de John Gumperz e o interacionismo sócio-histórico de Lev Vygotsky. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 5, p. 105–123, 2015. DOI: 10.14393/DLE-v9n5a2015-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29122. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos