Uma relação reflexiva e teórica, por meio da ideia de interação, entre a sociolinguística interacional de John Gumperz e o interacionismo sócio-histórico de Lev Vygotsky
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLE-v9n5a2015-6Palavras-chave:
Sociolinguística Interacional, Interacionismo Sócio-Histórico, Gumperz, Vygotsky,Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma relação reflexiva e teórica entre a teoria da sociolinguística interacional de Gumperz (1994) e a teoria do interacionismo sócio-histórico de Vygotsky (1998), apresentando pontos de convergência e de divergência entre elas, a partir da noção de interação trabalhada pelos dois teóricos em questão, capazes de confirmar a pertinência e importância teórica de se tentar dialogar duas áreas a princípio bastante antagônicas entre si: a sociolinguística e a psicologia. Num primeiro momento, será explicitada a teoria da sociolinguística interacional de Gumperz (1994), após, em um segundo momento, será explicitada a teoria do interacionismo sócio-histórico de Vygotsky (1998) e ao final, numa terceira etapa, será apresentada uma relação e uma consequente reflexão entre essas duas teorias (a partir da ideia de interação), verificando se elas são ou não excludentes entre si.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.