CoMAprend
a experiência da construção de um corpus de aprendizes para estudos
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL4-v2n2a2008-5Palabras clave:
Aprendizes de Línguas, Linguística de Corpus, Corpora de AprendizesResumen
O objetivo deste artigo é mostrar o processo de construção de um site na Internet especialmente criado para reunir textos escritos por alunos dos cursos de línguas inglesa, francesa, alemã, italiana e espanhola numa universidade brasileira para formar um corpus (ou corpora) para pesquisadores. Os aprendizes inserem suas redações no site e o professor/pesquisador pode, então, construir um subcorpus de aprendizes (de acordo com a língua, por exemplo) para estudos específicos e pesquisar o mesmo com ferramentas de análise disponíveis no site (gerador de listas de palavras, concordanciador, gerador de n-gramas) ou exportá-lo para investigação com outras ferramentas de análise lexical off-line.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 Stella Esther Ortweiler Tagnin, Guilherme Fromm
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.