A construção e análise de corpora para alimentação de um banco de dados terminográfico: um exemplo

Autores

  • Guilherme Fromm ILEEL/UFU

Palavras-chave:

Linguística de Corpus, Banco de Dados Terminográfico, Informática, Linguística, WordSmith Tools

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar a criação de corpora técnicos bilíngües (português e inglês), com a finalidade de alimentar um banco de dados de caráter terminográfico. Para tanto, foram construídos dois corpora, bilíngües nas áreas de Informática e Lingüística, retirados da Internet, com aproximadamente um milhão de palavras cada um. Os corpora resultantes foram usados para levantamento de candidatos a termos nas duas áreas citadas (através do uso do software WordSmith Tools) e forneceram dados para a construção da microestrutura de verbetes técnicos, através de exemplos reais de uso de língua e dados morfo- sintático- semânticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Fromm, ILEEL/UFU

Possui graduação em História(1990) e Letras - Alemão/ Português (1998), com licenciatura em Português, especialização em Tradução Inglês/Português (2000), mestrado em Lingüística (2002) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (2008), todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Adjunto do ILEEL/UFU, área de Língua Inglesa, e editor da Revista Eletrônica Domínios de Linguagem.www.dominiosdelinguagem.org.br).

Downloads

Publicado

31-01-2011

Como Citar

FROMM, G. A construção e análise de corpora para alimentação de um banco de dados terminográfico: um exemplo. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11483. Acesso em: 11 ago. 2022.