Uma proposta de atividades envolvendo o Duolingo para o fomento da Cidadania Global na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-70Palavras-chave:
Internacionalização, Cidadania Global, Duolingo, Intercâmbio Virtual, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O autor deste estudo sugere que a educação para a Cidadania Global, esta concernente a pessoas que se preocupam com questões relacionadas com o âmbito local e global (Belli; Luna, 2024), pode ser promovida mediante uma proposta de atividades no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), proposta essa que abarca o intercâmbio virtual, histórias digitais e o aplicativo Duolingo para fins do aprendizado do inglês. Assim, a partir da contribuição teórica de pesquisadores como Schaefer e Heemann (2024a, 2024b), Silva (no prelo) e Hanna (2024), este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividades, a qual envolve a utilização do Duolingo, como estratégia para o aprendizado do inglês e para o desenvolvimento da Cidadania Global no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Tais atividades, que podem ser aplicadas no transcorrer de 16 aulas, abrangem o intercâmbio virtual de estudantes de uma instituição brasileira com estudantes de uma instituição indiana. Pode-se afirmar que propostas de atividades que incluem o trabalho com diferentes recursos digitais, tal como os da proposta que neste estudo se erigiu, podem fomentar a Cidadania Global e a formação integral mediante o pensamento crítico nas instituições educacionais.
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