Uma proposta de atividades envolvendo o Duolingo para o fomento da Cidadania Global na Educação Profissional e Tecnológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-70

Palabras clave:

Internacionalização, Cidadania Global, Duolingo, Intercâmbio Virtual, Educação Profissional e Tecnológica

Resumen

O autor deste estudo sugere que a educação para a Cidadania Global, esta concernente a pessoas que se preocupam com questões relacionadas com o âmbito local e global (Belli; Luna, 2024), pode ser promovida mediante uma proposta de atividades no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), proposta essa que abarca o intercâmbio virtual, histórias digitais e o aplicativo Duolingo para fins do aprendizado do inglês. Assim, a partir da contribuição teórica de pesquisadores como Schaefer e Heemann (2024a, 2024b), Silva (no prelo) e Hanna (2024), este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividades, a qual envolve a utilização do Duolingo, como estratégia para o aprendizado do inglês e para o desenvolvimento da Cidadania Global no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Tais atividades, que podem ser aplicadas no transcorrer de 16 aulas, abrangem o intercâmbio virtual de estudantes de uma instituição brasileira com estudantes de uma instituição indiana. Pode-se afirmar que propostas de atividades que incluem o trabalho com diferentes recursos digitais, tal como os da proposta que neste estudo se erigiu, podem fomentar a Cidadania Global e a formação integral mediante o pensamento crítico nas instituições educacionais.

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Biografía del autor/a

  • Rodrigo Schaefer, IFC

    Pós-doutorando em Linguística na Humboldt Universität zu Berlin pelo Programa CAPES/Humboldt. Doutor em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Docente-pesquisador no departamento de línguas do Instituto Federal Catarinense (IFC – Brusque).

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Publicado

2024-12-20

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

SCHAEFER, Rodrigo. Uma proposta de atividades envolvendo o Duolingo para o fomento da Cidadania Global na Educação Profissional e Tecnológica . Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1870, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-70. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/75162. Acesso em: 1 apr. 2025.