Desafios e perspectivas no ensino de língua portuguesa a partir do olhar dos participantes do PIBID/UFTM

Autores

  • Daniervelin Renata Marques Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL33-v12n1a2018-10

Palavras-chave:

PIBID, Ensino de língua portuguesa, Formação de professores

Resumo

Que práticas pedagógicas são concebidas como intervenção criativa do grupo composto por professores de educação básica e licenciandos no contexto da interação que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) promove? Quais são as contribuições do PIBID ao ensino de leitura e escrita? Essas são algumas questões que surgem a partir de nossa atuação na coordenação do Subprojeto Língua Portuguesa, do PIBID/UFTM, cujas respostas são procuradas nas experiências vivenciadas e nos relatórios mensais dos supervisores e bolsistas de iniciação à docência que integram esse subprojeto. Nos relatos, em geral, encontramos apenas menção às ações desenvolvidas, mas em alguns momentos surgem posicionamentos críticos, dificuldades e soluções encontradas. Esse discurso é carregado de concepções pedagógicas, linguísticas e ideológicas de forma geral. Com o intuito de responder nossas perguntas, relatórios dos meses de março a junho de 2016 são analisados discursivamente e também considerando alguns documentos oficinais brasileiros e estudiosos da linguística aplicada. Alguns resultados encontrados nas análises feitas apontam para a presença de recursos audiovisuais como contraponto ao livro didático. Além disso, ressaltam-se trabalhos didáticos com gêneros, como resultado de influências teóricas acessadas na universidade e nas reuniões do subprojeto.

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Publicado

29-03-2018

Como Citar

PEREIRA, D. R. M. Desafios e perspectivas no ensino de língua portuguesa a partir do olhar dos participantes do PIBID/UFTM. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 275–297, 2018. DOI: 10.14393/DL33-v12n1a2018-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/38689. Acesso em: 17 ago. 2022.