Uma relação reflexiva e teórica, por meio da ideia de interação, entre a sociolinguística interacional de John Gumperz e o interacionismo sócio-histórico de Lev Vygotsky

Authors

  • Manuel Veronez Instituto de Letras e Linguística - Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLE-v9n5a2015-6

Keywords:

Sociolinguística Interacional, Interacionismo Sócio-Histórico, Gumperz, Vygotsky,

Abstract

O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma relação reflexiva e teórica entre a teoria da sociolinguística interacional de Gumperz (1994) e a teoria do interacionismo sócio-histórico de Vygotsky (1998), apresentando pontos de convergência e de divergência entre elas, a partir da noção de interação trabalhada pelos dois teóricos em questão, capazes de confirmar a pertinência e importância teórica de se tentar dialogar duas áreas a princípio bastante antagônicas entre si: a sociolinguística e a psicologia. Num primeiro momento, será explicitada a teoria da sociolinguística interacional de Gumperz (1994), após, em um segundo momento, será explicitada a teoria do interacionismo sócio-histórico de Vygotsky (1998) e ao final, numa terceira etapa, será apresentada uma relação e uma consequente reflexão entre essas duas teorias (a partir da ideia de interação), verificando se elas são ou não excludentes entre si.

Downloads

Author Biography

  • Manuel Veronez, Instituto de Letras e Linguística - Universidade Federal de Uberlândia.
    Doutorando em Estudos Linguísticos (bolsista CAPES), linha de pesquisa em Linguagem, Texto e Discurso, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, do Instituto de Letras e Linguística, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Published

2015-08-28

How to Cite

VERONEZ, Manuel. Uma relação reflexiva e teórica, por meio da ideia de interação, entre a sociolinguística interacional de John Gumperz e o interacionismo sócio-histórico de Lev Vygotsky. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 5, p. 105–123, 2015. DOI: 10.14393/DLE-v9n5a2015-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29122. Acesso em: 24 may. 2025.