Português como língua de herança em um contexto de línguas românicas

estratégias comunicativas e diretrizes didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL47-v15n3a2021-4

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Língua de herança, Línguas românicas, Estratégias comunicativas, Diretrizes didáticas

Resumo

O presente artigo é resultado de um estudo realizado no âmbito da didática da língua de herança (VALDÉS, 2005; KONDO-BROWN, 2005). O objetivo deste trabalho é identificar as estratégias comunicativas dos falantes de herança para o uso do português como língua de herança (doravante PLH) em um contexto de línguas românicas: o castelhano e o catalão. Para isso, foram selecionadas nove crianças em idade de alfabetização e seus familiares brasileiros, para analisar seus discursos e estratégias utilizadas para a comunicação na língua portuguesa. Após a análise, percebeu-se um padrão, tanto nas estratégias empregadas, como nas dificuldades encontradas pelas crianças para comunicar-se na sua língua de herança. A partir dos resultados, apresentam-se algumas diretrizes didáticas para melhor trabalhar o desenvolvimento da competência comunicativa em português, considerando o contexto minimamente trilíngue dos falantes de herança.

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Publicado

13.08.2021

Como Citar

AZEVEDO GOMES, J. Português como língua de herança em um contexto de línguas românicas: estratégias comunicativas e diretrizes didáticas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 15, n. 3, p. 707–732, 2021. DOI: 10.14393/DL47-v15n3a2021-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/52931. Acesso em: 5 nov. 2024.