Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de língua

Autores

  • Maria Alice Venturi ILEEL/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL1-v1n1a2007-4

Palavras-chave:

Abordagem comunicativa, Competência lingüística, Interação em L2

Resumo

Este artigo procura enfatizar a comunicação como um conjunto de competências que o estudante adquire progressivamente durante sua formação. Mostra também que o mais importante não é saber sobre o sistema lingüístico, mas o que se pode fazer com a linguagem do mundo real.

Nessa perspectiva, parte-se da interação como fator primordial para que a aprendizagem aconteça, partindo-se também da consideração de que o aluno é visto como ser social, representante de um ambiente socialmente específico, e que, por sua vez, vai se firmando como verdadeiro sujeito da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Alice Venturi, ILEEL/UFU

Doutorado em Linguistica USP FFLCH/SP
Mestrado Lingua e Literatura Italiana USP FFLCH-SP
Bacharel em Lingua e Literatura Portuguesa e Lingua e Literatura Italiana USP FFLCH/SP
Licenciatura em Lingua Portuguesa FEUSP

Downloads

Publicado

18.01.2011

Como Citar

VENTURI, M. A. Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de língua. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/DL1-v1n1a2007-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11395. Acesso em: 22 jul. 2024.