Acessibilidade textual e terminológica

conquistas recentes, pesquisas em andamento e novas perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex6-v3n2a2018-1

Palavras-chave:

Acessibilidade textual e terminológica, Vocabulário, Leitura, Estudos do Léxico

Resumo

Em meio ao conjunto de pesquisas do nosso grupo de pesquisa sobre Acessibilidade Textual e Terminológica (ATT), do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), este artigo relata duas investigações em andamento, as quais são inter-relacionadas. Ambas pesquisas tratam do perfil lexical dos materiais textuais que examinam. A primeira, em nível de doutorado, descreve e analisa textos de museus de ciências e tecnologia dirigidos para público infanto-juvenil. A segunda é uma pesquisa de mestrado que lida com textos escritos por crianças e jovens do Ensino Fundamental de escolas públicas, contrastando o léxico da produção escrita com o dos livros didáticos que utilizam. Além de apresentar e discutir as duas pesquisas, trazendo seus resultados iniciais, busca-se ponderar como as duas propostas conectam-se com o tema da ATT.

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Publicado

19-02-2020

Como Citar

TCACENCO, L.; RODRIGUES DA SILVA, B.; FINATTO, M. J. B. Acessibilidade textual e terminológica: conquistas recentes, pesquisas em andamento e novas perspectivas. Revista GTLex, Uberlândia, v. 3, n. 2, p. 197–224, 2020. DOI: 10.14393/Lex6-v3n2a2018-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/49741. Acesso em: 22 jul. 2024.