Neologia, cognição e comunicação

aspectos conceptuais e linguísticos dos termos da área de Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio organizado por competências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex7-v4n1a2018-9

Palavras-chave:

Neologia, Terminologia, Cognição, Comunicação, Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Resumo

Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nossa área-tema, é definido como ´o esquema teórico-metodológico que direciona o desenvolvimento de formações profissionais técnicas de nível médio, conforme as demandas sociais, que incluem as demandas produtivas e laborais´. Objetivamos discutir aspectos relacionados a neologia, cognição e comunicação relativos aos termos da área-tema, com a análise de textos brasileiros autênticos, escritos, de natureza legal, institucional e pedagógica, que compõem corpus produzido entre 2000 e 2016. Daremos ênfase à função neológica, que se refere à propriedade dos termos de materializarem linguisticamente novos conceitos, ligada à terminologização (a transposição do nível conceptual para o nível linguístico). A função neológica é evidenciada em composições sintagmáticas, conforme seu caráter de lexicalização inacabada, como em matriz curricular; perfil de competências; currículo por competências. A função neológica permite a criação de novos termos (neologia), no eixo sintagmático, como competência, com o qual criam-se outros termos, compostos: competências profissionais, competências gerais, competências laborais. Esses termos novos formados por composição no eixo horizontal da frase são denominados neologismos sintagmáticos, os quais são muito frequentes nas novas terminologias. A função neológica caracteriza também termos simples, formados por apenas um item lexical, a exemplo de função, que se constitui em neologismo semântico, pela atribuição de um novo significado a um significante já presente na língua – nesse caso, a novidade (ou neo) está no significado novo, não em uma forma ou composição novos. Utilizamos princípios das Teorias Sociocognitiva e Comunicativa da Terminologia, valorizando aspectos cognitivos e comunicativos dos termos, além da criatividade lexical.

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Publicado

03-03-2020

Como Citar

DEMAI, F. M. Neologia, cognição e comunicação: aspectos conceptuais e linguísticos dos termos da área de Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio organizado por competências. Revista GTLex, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 177–200, 2020. DOI: 10.14393/Lex7-v4n1a2018-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/48770. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos