Singularidades como geradoras de constelações de sinais e triângulos hiperbólicos
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-73876Palavras-chave:
Códigos geometricamente uniformes, equações Fuchsianas, canais de comunicaçãoResumo
Neste trabalho serão consideradas três singularidades regulares de equações diferenciais fuchsianas, sendo uma delas o infinito, como geradoras de constelações de sinais e como vértices de um polígono hiperbólico, a fim de estabelecer uma conexão com a análise de erros em um canal discreto sem memória e em um código geometricamente uniforme. O procedimento é baseado nas seguintes etapas: dados dois pontos complexos e o infinito: (1) considerar esses pontos como singularidades de uma equação diferencial fuchsiana; (2) gerar constelações de sinais no plano complexo a partir das singularidades obtidas; (3) considerar a existência de um código perfeito ou quase perfeito sobre a constelação de sinais e sua capacidade de correção de erros; (4) analisar essas singularidades como vértices de um triângulo hiperbólico para identificar o gênero da superfície associada, por meio dos emparelhamentos dos lados desse triângulo; (5) verificar qual canal está associado ao mesmo gênero, e assim representar os vértices do triângulo hiperbólico como entradas e saídas do canal; (6) analisar o canal associado às palavras-código para verificar a probabilidade de erro da singularidade transmitida. Por meio dos resultados obtidos, pode-se concluir que singularidades com a parte real oposta geram códigos perfeitos e/ou quase perfeitos com a mesma capacidade de correção de erros. Foi possível representar as palavras-código como entradas e saídas de um canal discreto sem memória, mostrando que a probabilidade de erro, p, está relacionada ao número de palavras-código sobre a constelação. Ao considerar as singularidades como vértices de um triângulo hiperbólico, foi estabelecida uma conexão com o canal binário simétrico C2,2, cujas entradas e saídas representam os pares de singularidades opostas em relação ao eixo imaginário. As conexões estabelecidas podem ser aplicadas à analise de erros em um processo de transmissão de informação.
Downloads
Referências
Shannon, C. E. A Mathematical Theory of Communication. Em: The Bell System Technical Journal 27 (1948), pp. 379–423. DOI: 10.1002/j.1538-7305.1948.tb01338.x.Forney, G. D. "Geometrically Uniform Codes". Em: IEEE Transactions on Information Theory 37 (1991), pp. 1241–1260. DOI: 10.1109/18.133243.
Martinez, C., Beivide, R. e Gabidulin, E. Perfect Codes for Metrics Induced by Circulant Graphs. Em: IEEE Transactions on Information Theory 53 (2007), pp. 3042–3052. DOI: 10.1109/TIT.2007.903126.
Queiroz, C. R. O. Q. Códigos geometricamente uniformes derivados de grafos sobre anéis quocientes de inteiros e de ordens dos quatérnios. Ph.D. Thesis. Campinas, SP, 2011.
Vaz, J. M. e Oliveira, E. C. Métodos Matemáticos. 1ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2016. ISBN: 978-8-52-681341-0.
Walkden, C. Hyperbolic Geometry. Manchester: Manchester University, 2012.
Oliveira, A. J. Uniformização de curvas algébricas associadas a sequências de Farey através de equações diferenciais fuchsianas na proposta de novos sistemas de comunicação. Ph.D. Thesis. Campinas, SP, 2017.
Oliveira, A. J. e Palazzo Junior, R. Geometric and algebraic structures associated with the channel quantization problem. Em: Computational and Applied Mathematics 37 (2018), pp. 2218–2236. DOI: 10.1007/s40314-017-0446-9.
Firer, M. Grupos fuchsianos. Em: UNICAMP, Notas de Aulas (2001).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana Gabriela Gusmão, Anderson José de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os artigos publicados a partir de 2025 são licenciados sob a versão CCBY-4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.
- Os artigos publicados em anos anteriores a 2025 são licenciados sob a versão CC BY-NC 4.0.





