Utilizando a criptografia para despertar o interesse e motivar uma aprendizagem significativa no ensino de funções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-56308

Palavras-chave:

Aprendizagem, Funções, Criptografia, Ensino

Resumo

Este artigo apresenta uma adaptação de alguns resultados contidos na disserta-ção de mestrado do primeiro autor, [9]. Uma das maiores dificuldades enfrentadas peloseducadores no ensino de hoje é a falta de interesse dos alunos em conteúdos programáticosda matemática, que muitas vezes é reduzida a um conjunto de técnicas, regras e algoritmossem nenhuma aplicabilidade ou justificativa. O objetivo deste trabalho é investigar e ana-lisar possíveis contribuições no ensino-aprendizagem de funções tendo como abordagemmetodológica a resolução de problemas. O tema criptografia acaba despertando a curiosidade e levando a um processo que possibilita a construção de novos conhecimentos, já que o mesmo é parte integrante do dia a dia dos estudantes. A aplicação de jogos possibilitaa construção do conhecimento matemático de forma prazerosa, envolvente e significativa. Pensando nisso, surgiu a ideia de aliar a criptografia a um jogo de caça ao tesouro.

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Biografia do Autor

  • Valdemar Danilo Carvalho, UFSCar

    Possui graduação em Química (licenciatura) pela Universidade Federal de São Carlos(2015), graduação em Ciencias( Habilidade plena em Matematica) pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Itapetininga(2009), graduação em Pedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo(2013) e mestrado-profissionalizante em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal de São Carlos(2020). Atualmente é Professor da educação Basica - PEBII da Secretaria de Educação do Estado de SP. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:Aprendizagem, Funções, Criptografia, Ensino. (Fonte: Currículo Lattes).

  • Silvia Maria Simões de Carvalho, UFSCar

    Possui Pós-doutorado em Matemática Aplicada pela UNICAMP (2012), Pós- Doutorado em Matemática (2011), Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Tem experiência na área de Matemática, com enfâse em álgebra, métodos de pontos interiores e pesquisa operacional. https://sites.google.com/view/silviamsc (Fonte: Currículo Lattes).

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática

Como Citar

CARVALHO, Valdemar Danilo; CARVALHO, Silvia Maria Simões de. Utilizando a criptografia para despertar o interesse e motivar uma aprendizagem significativa no ensino de funções. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, Minas Gerais, v. 2, n. 3, p. 37–51, 2020. DOI: 10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-56308. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/56308. Acesso em: 5 abr. 2025.

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