Explorando a matemática na construção de aplicativos do App Inventor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71771

Palavras-chave:

Matemática, tecnologia digitais, aplicativos, MIT App Inventor

Resumo

Este relato descreve um projeto inovador na interseção da tecnologia digital e da educação matemática implementado no primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual no interior de Minas Gerais. O projeto visou equipar os estudantes com habilidades fundamentais de programação através do uso do MIT App Inventor, com o intuito de aplicá-las na compreensão de equação do segundo grau e no estudo da Matemática financeira. A experiência procurou não apenas introduzir conceitos de programação de forma didática e acessível, mas também demonstrar sua aplicabilidade prática e reforçar o conteúdo matemático através do desenvolvimento de aplicativos relevantes. Os resultados preliminares indicam um aumento significativo no engajamento dos estudantes e uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos abordados.

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Biografia do Autor

João Vitor Souza Leal, Universidade Federal de Catalão

Natural de Guarda-Mor/MG, concluí o ensino médio em 2022 na Escola Estadual Doutor Antônio Ribeiro. Atualmente, estou cursando Matemática na Universidade Federal de Catalão e sou membro ativo do Centro Acadêmico de Matemática.

Daniel da Silveira Guimarães, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2002), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Foi professor adjunto e conselheiro no Consepe na Universidade Federal de Mato Grosso e professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Atualmente na Universidade Federal de Catalão é professor associado, conselheiro no Consepec, coordenador do curso Matemática Licenciatura e vice-coordenador da Especialização EAD Robótica Educacional e suas Tecnologias no Ensino de Matemática. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial e Robótica Educacional.

Fernando da Costa Barbosa, Universidade Federal de Catalão

Doutorado em Educação (2016) na linha Educação em Ciências e Matemática, Mestrado em Educação (2011) na linha Saberes e Práticas, Especialização em Ensino de Ciências (2010) e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando principalmente com robótica educacional. Professor efetivo da Universidade Federal de Catalão no Instituto de Matemática e Tecnologia, atuando como docente dos cursos de Matemática Licenciatura presencial e EAD.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

LEAL, J. V. S.; GUIMARÃES, D. da S.; BARBOSA, F. da C. Explorando a matemática na construção de aplicativos do App Inventor . BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 5, n. especial - SiTAPEM, p. 61–77, 2024. DOI: 10.14393/BEJOM-v5-2024-71771. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71771. Acesso em: 24 dez. 2024.