Formação continuada de professores de matemática para um ensino decolonizado: um ensaio a partir da região norte brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v4-2023-59263

Palavras-chave:

Educação, Educação matemática crítica, Etnomatemática, Formação de professores

Resumo

Em um país de dimensões continentais, problemas regionais de natureza complexa necessitam de soluções próprias e genuínas. Nesse contexto, o presente ensaio teve como objetivo de examinar a complexidade da formação continuada de professores de matemática, considerando possibilidades epistêmicas articuladas com um ensino decolonizado. Mantém-se como referência um pensar autônomo, democrático e coletivo que, a partir das comunidades escolares, estende-se para além da própria comunidade escolar. Debruça-se, pois, sobre uma epistemologia que versa sobre a autonomia dos professores em sua distinta realidade local globalizada, seja de modo dissonante ou harmônico, para um despertar das múltiplas plataformas da sociedade. Este trabalho, assume contornos de revisão da literatura, para isso adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, ainda que em formato de ensaio. Foram selecionados livros e artigos do campo da Educação, Educação Matemática e Sociologia, como também da Legislação, para enquadramento temático. Os resultados sinalizam para urgente e necessária revisão na formação continuada do professor que ensina matemática para os desafios contemporâneo que demanda desta geração, e das futuras, um olhar matemático plural, decolonizado, sobre a vida e dos problemas complexos local e global.

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Biografia do Autor

Gildemberg da Cunha Silva, Instituto Federal de Tocantins

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT/REAMEC). Docente do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Atua em cursos técnicos integrados ao ensino médio, EJA/EPT, cursos de graduação e pós-graduação. 

Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Educação (USP). Estágio de pós-doutoramento no College of Education da Michigan State University (EUA). Atua nos Programas de Pós-graduação: Educação para Ciência (UNESP); Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) e Formação Científica, Educacional e Tecnológica (UTFPR). 

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

SILVA, G. da C.; DE CARVALHO, L. M. O. Formação continuada de professores de matemática para um ensino decolonizado: um ensaio a partir da região norte brasileira. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 4, p. 1–22, 2023. DOI: 10.14393/BEJOM-v4-2023-59263. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/59263. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática