Avaliação de Digitalizadores Tridimensionais de Baixo Custo para Reprodução de Produtos Cartográficos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o intuito de tornar a modelagem tridimensional mais acessível no âmbito da Cartografia e incentivar a sua prática, este trabalho abordou o uso de digitalizadores tridimensionais portáteis e de baixo custo para a geração de produtos cartográficos, para fins de documentação, reprodução ou representação de modelos virtuais. Como esta prática ainda é pouco explorada no Brasil, este trabalho apresenta uma metodologia específica para avaliar o digitalizador tridimensional de melhor custo-benefício. Foram avaliados três digitalizadores tridimensionais: o 3D Scanner Pro 1.0, o Scanner 3D Sense e o MakerBot Digitizer Desktop 3D Scanner. Foram modelados seis corpos de prova, que foram impressos por uma impressora 3D e digitalizados pelos três digitalizadores tridimensionais. Foram definidos três parâmetros de avaliação: as especificações técnicas, a experiência do usuário e a análise estatística. Para avaliar as especificações técnicas foram abordadas três variáveis: resolução, mobilidade e custo. Para avaliar a experiência do usuário foram consideradas: facilidade de uso e o tempo de digitalização. E para avaliar a análise estatística foram usadas as medidas das peças digitalizadas, comparadas com suas medidas originais. Os resultados obtidos mostraram um resultado semelhante entre o 3D Scanner Pro 1.0 e o MakerBot Digitizer Desktop 3D Scanner. Devido ao 3D Scanner Pro 1.0 ter um custo mais baixo do que o MakerBot Digitizer Desktop 3D Scanner, o mesmo foi escolhido como o digitalizador de melhor custo-benefício. Para complementar o trabalho e verificar a potencialidade prática dessa tecnologia, duas novas feições foram escolhidas, digitalizadas, com o digitalizador escolhido, e impressas, pela impressora 3D. Os resultados se mostraram satisfatório e incentiva o uso dessa tecnologia como meio de geração de produtos cartográficos 3D.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").