CLASSIFICAÇÃO DE MAPEAMENTO AEROFOTOGRAMÉTRICO COM IMAGENS DE CÂMERAS DIGITAIS NÃO-MÉTRICAS PARA FINS DE PROJETOS DE ESTRADAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Faltam de modo generalizado produtos atualizados cartográficos em todo o Brasil, principalmente nas escalas médias e grandes, que são as mais adequadas ao planejamento, estudos e projetos preliminares de diversas obras de engenharia. Por outro lado há uma crescente disponibilidade de tecnologias de baixo custo, que podem ser adaptadas para atender à quela demanda, e que são viáveis técnica e economicamente em várias situações. Com este objetivo foi desenvolvido e testado um sistema com câmera digital de pequeno formato aerotransportado para mapeamentos rápidos de pequenas áreas. Neste trabalho, são apresentados a descrição do sistema, detalhes sobre a tomada das imagens e a análise estatística com o objetivo de classificar a precisão e acurácia do produto cartográfico, de um aerolevantamento destinado a projeto de estrada. As imagens utilizadas no processamento fotogramétrico foram obtidas com câmaras digitais não-métricas de uma área localizada ao Norte do litoral do Estado de Pernambuco, no trecho da BR-101, entre os quilômetros 19 e 20. Para viabilizar os testes de precisão e acurácia, foram implantados marcos planialtimétricos pré-sinalizados, destinados à pontos de checagem e apoio à aerotriangulação. Os pontos de checagem foram utilizados para a verificação dos erros planimétricos e altimétricos e foram coletados com receptores GPS geodésicos e nível eletrônico. Os testes estatísticos permitiram a avaliação da acurácia e precisão, e demonstraram que são eficientes para validação da qualidade posicional das bases cartográficas, além de fornecer subsídios para a classificação de produtos cartográficos conforme a norma brasileira vigente.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
COSTA, Glauber Carvalho; SILVA, Daniel Carneiro da. CLASSIFICAÇÃO DE MAPEAMENTO AEROFOTOGRAMÉTRICO COM IMAGENS DE CÂMERAS DIGITAIS NÃO-MÉTRICAS PARA FINS DE PROJETOS DE ESTRADAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n3-43644. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43644. Acesso em: 24 abr. 2025.