CLASSIFICAÇÃO DE MAPEAMENTO AEROFOTOGRAMÉTRICO COM IMAGENS DE CÂMERAS DIGITAIS NÃO-MÉTRICAS PARA FINS DE PROJETOS DE ESTRADAS

Conteúdo do artigo principal

Glauber Carvalho Costa
Daniel Carneiro da Silva

Resumo

Faltam de modo generalizado produtos atualizados cartográficos em todo o Brasil, principalmente nas escalas médias e grandes, que são as mais adequadas ao planejamento, estudos e projetos preliminares de diversas obras de engenharia. Por outro lado há uma crescente disponibilidade de tecnologias de baixo custo, que podem ser adaptadas para atender àquela demanda, e que são viáveis técnica e economicamente em várias situações. Com este objetivo foi desenvolvido e testado um sistema com câmera digital de pequeno formato aerotransportado para mapeamentos rápidos de pequenas áreas. Neste trabalho, são apresentados a descrição do sistema, detalhes sobre a tomada das imagens e a análise estatística com o objetivo de classificar a precisão e acurácia do produto cartográfico, de um aerolevantamento destinado a projeto de estrada. As imagens utilizadas no processamento fotogramétrico foram obtidas com câmaras digitais não-métricas de uma área localizada ao Norte do litoral do Estado de Pernambuco, no trecho da BR-101, entre os quilômetros 19 e 20. Para viabilizar os testes de precisão e acurácia, foram implantados marcos planialtimétricos pré-sinalizados, destinados à pontos de checagem e apoio à aerotriangulação. Os pontos de checagem foram utilizados para a verificação dos erros planimétricos e altimétricos e foram coletados com receptores GPS geodésicos e nível eletrônico. Os testes estatísticos permitiram a avaliação da acurácia e precisão, e demonstraram que são eficientes para validação da qualidade posicional das bases cartográficas, além de fornecer subsídios para a classificação de produtos cartográficos conforme a norma brasileira vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, G. C.; SILVA, D. C. da. CLASSIFICAÇÃO DE MAPEAMENTO AEROFOTOGRAMÉTRICO COM IMAGENS DE CÂMERAS DIGITAIS NÃO-MÉTRICAS PARA FINS DE PROJETOS DE ESTRADAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n3-43644. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43644. Acesso em: 14 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Glauber Carvalho Costa, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Engenharia Cartográfica

Daniel Carneiro da Silva, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Engenharia Cartográfica