MODELAGEM PARAMÉTRICA E VISUALIZAÇÃO NA DECODIFICAÇÃO DE VALORES COLETIVOS: DE VALORES ABSOLUTOS A RELATIVOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho apresenta discussão geral sobre questões relativas ao meio urbano e planejamento da paisagem, com ênfase na visualização. O artigo revisa alguns dos desafios envolvidos no planejamento usando ferramentas de visualização e de Sistemas de Informações Geográficas. O objetivo é o de apresentar uma motivação para pensar sobre as escolhas que os usuários fazem quando aplicam métodos de análise em geoprocessamento porque, de alguma forma, a maioria dos usuários não questiona sobre os significados dos modelos e de suas representações. Uma adequada base conceitual é uma forma de se evitar o uso de novas ferramentas, mas sem contribuir de fato em novas metodologias e sem de fato utilizar os potenciais reais dos Sistemas de Informações Geográficas. Estamos vivendo um novo paradigma no planejamento urbano, mudando do desenho autoral para a atuação através da decodificação de valores coletivos, usando a modelagem paramétrica para entender, definir e controlar valores e expectativas no uso do solo urbano.
A responsabilidade em tornar claros os propósitos da ocupação urbana têm como objetivo não só fazer os cidadãos
entenderem os planos, mas também como instruir em aprendizados de se começar a entender como é composta a
paisagem urbana coletiva, o que é um papel da visualização. Discute conceitos em visualização e apresenta propostas
metodológicas para transformar a representação de absoluta em relativa, para dar apoio a tomada de decisões sobre
a paisagem urbana. Discute técnicas para se construir diagnósticos identificando potencialidades e limitações, para a
proposição de envelopes máximos construtivos para a ocupação de lotes urbanos e para promover a visualização que
favoreça o compartilhamento de decisões com a comunidade, sobretudo a abordagem da Modelagem Paramétrica da
Paisagem Natural e Urbana.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").