O MAPA NO ENSINO OCUPA UM ESPECTRO QUE TRAMITA PELA LEITURA E FEITURA ALTIMÉTRICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A questão principal nesta proposta é o encontro dos princípios da Semiologia Gráï¬ca com a didática de ensinar e aprender a ler altimetricamente o mapa. Também a compreensão das paletas gráï¬cas em continuidade, de maneira que a ordem visual reflita a ordem dos dados e conduza dialeticamente a pensar na paisagem implícita e explicitamente representada. O objetivo é de contribuir para o entendimento da variável cor, logicamente organizada no mapa temático altimétrico, de modo a colaborar com o ensino da leitura e feitura dos mapas e da temática por eles abordada, na classiï¬cação que representa o relevo nos dois elementos: altitude e declividade. Na representação do relevo, são utilizados pontos altimétricos, curvas de nível e cores hipsométricas. Neste texto apresentamos uma proposta de atividade simples com os mapas altimétricos que pode ser desenvolvida a partir das bases do mapa do estado do Paraná e do mapa do Brasil.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BIZ, A. C.; FRANCISCHETT, M. N. O MAPA NO ENSINO OCUPA UM ESPECTRO QUE TRAMITA PELA LEITURA E FEITURA ALTIMÉTRICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n3-44350. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44350. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").