ANÁLISE DE USABILIDADE DA PLATAFORMA FOTOGRAMÉTRICA EDUCACIONAL E-FOTO PARA O ENSINO DA FOTOGRAMETRIA DIGITAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os avanços tecnológicos e cientíï¬cos da fotogrametria digital e o elevado número de dados extraídos por meio desta área de conhecimento, têm impulsionado o desenvolvimento de equipamentos e softwares de processamento. Justiï¬cando-se a necessidade da inclusão de plataformas educacionais para o ensino da fotogrametria digital no ensino técnico, atuando como facilitador do ensino e dando acesso à equipamentos e softwares, muitas vezes restritos pelos seus altos custos. Este artigo teve como objetivo avaliar a usabilidade da Plataforma Fotogramétrica Educacional E-Foto para o ensino da fotogrametria digital no ensino técnico. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário online em uma turma de 14 alunos do curso Técnico em Geoprocessamento, a partir do qual realizou-se uma análise qualitativa e quantitativa. Para a análise quantitativa utilizou-se o método SUS - System Usability Scale, que possibilitou avaliar, através de uma métrica, que a Plataforma Fotogramétrica Educacional E-Foto atende as exigências de usabilidade de um software com este propósito. Além disso, veriï¬cou-se que o E-Foto atinge aos objetivos propostos de ensino, possui tutoriais de apoio que auxiliam a este propósito e que, desta forma, pode ser utilizado, como recurso metodológico adicional no ensino da disciplina de Fotogrametria Digital. Sobretudo, a análise qualitativa permitiu identiï¬car oportunidades de melhorias do sistema, as quais contribuirão para sua melhor usabilidade.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
TRAMONTINA, Juliana; COSTA, Camila Cavalheiro; CORREA, Aruna Noal; PEGORARO, Antoninho João. ANÁLISE DE USABILIDADE DA PLATAFORMA FOTOGRAMÉTRICA EDUCACIONAL E-FOTO PARA O ENSINO DA FOTOGRAMETRIA DIGITAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 6, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n6-44308. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44308. Acesso em: 26 abr. 2025.