A RELAÇÃO DO MÉTODO DIALÉTICO COM A CAPACIDADE DA CRIANÇA DE UTILIZAR CERTO NÚMERO DE SÍMBOLOS PARA PRODUZIR MAPA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo resulta de proposta inicial de projeto, que está em andamento, com apoio da Fundação Araucária do Paraná, com propósito de elucidar problemas existentes em decorrência da falta de relação entre o material didático público disponibilizado e a especiï¬cidade das situações de ensino da linguagem cartográï¬ca nas escolas no decorrer da abordagem dos conteúdos especíï¬cos de Geograï¬a, especialmente nos anos ï¬ nais do ensino fundamental. A orientação pedagógica do projeto está pautada nas Diretrizes Curriculares Estaduais de Geograï¬a da Educação Básica do Estado do Paraná, considerando os Conteúdos Estruturantes de Geograï¬a para o nono ano Ensino Fundamental II. Os principais sujeitos da pesquisa ora proposta são os respectivos professores de Geograï¬a, atuantes no referido ano escolar e os dados recolhidos constituem a base deste texto. A proposta original é mais abrangente e tem o propósito de aproximar e intensiï¬car a relação entre a educação no Ensino Fundamental com a do Ensino Superior, como forma de constituir uma base de metodologia de ensino de Geograï¬a por meio da linguagem cartográï¬ca. O processo se desenvolve em duas fases principais, sendo que, neste caso se trata da primeira, consiste na coleta de dados e na elaboração de um diagnóstico da realidade, por meio de questionários e de entrevistas com os professores de Geograï¬a, com o intuito de detectar diï¬culdades e problemas enfrentados para ensinar Geograï¬a. A segunda etapa do projeto consistirá na elaboração e apresentação do material.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FRANCISCHETT, M. N. A RELAÇÃO DO MÉTODO DIALÉTICO COM A CAPACIDADE DA CRIANÇA DE UTILIZAR CERTO NÚMERO DE SÍMBOLOS PARA PRODUZIR MAPA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 3, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n3-44409. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44409. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").