EXPANSÃO DA DENDEICULTURA EM RELAÇÃO ÀS ZONAS AGROECOLÓGICAS DE TOMÉ-AÇU, PARÁ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os mapas são representações gráï¬cas que podem contribuir na gestão territorial. Assim, este artigo tem o objetivo de analisar espacialmente se a expansão da dendeicultura (Elaeis guineensis Jacq.) no Pará, ocorre apenas em áreas alteradas (desflorestadas) ou também está avançando para as áreas preservadas. O recorte espacial adotado foi o município de Tomé-Açu que desempenha papel signiï¬cativo no desenvolvimento econômico regional com base na agricultura familiar, ter tradição em cultivos agroflorestais, e possui uma localização geográï¬ca estratégica no polo de produção do dendezeiro no Estado. Utiliza-se uma abordagem interdisciplinar para integrar dados de sensoriamento remoto e técnicas de modelagem cartográï¬ca (álgebra de mapas). Os resultados para o período estudado (2001-2013) apontaram que os cultivos de dendezeiro estão concentrados, principalmente, em áreas indicadas para a atividade agropecuária, embora, também ocorram nas áreas indicadas para a preservação (principalmente, faixas dos rios). Situação que reforça a necessidade de acompanhar o avanço desta atividade na Amazônia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
LAMEIRA, W. J. M.; VIEIRA, I. C. G.; TOLEDO, P. M. M. de. EXPANSÃO DA DENDEICULTURA EM RELAÇÃO ÀS ZONAS AGROECOLÓGICAS DE TOMÉ-AÇU, PARÁ. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 10, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n10-44291. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44291. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").