IMAGENS ALOS/PALSAR NA CLASSIFICAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL DA REGIÃO SEMI-ÃRIDA BRASILEIRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso potencial de imagens ALOS/PALSAR, no modo dual de imageamento FDB (Fine Beam Double Polarization) nível 1.1 de correção (banda L), na caracterização e no mapeamento do uso e cobertura da terra no semi-árido brasileiro. Neste estudo foram utilizados algoritmos de classificação MAXVER-ICM e de Wishart, envolvendo pares e/ou o conjunto de componentes derivadas da matriz de covariância [AHH, AHV e AHH*HV].. Obtidas as classificações por esses métodos acima mencionados, foram feitas avaliações do grau de exatidão de mapeamento através da estatística Kappa. Levantamentos fisionômico-estruturais das fácies de caatinga e também pontos de observações das tipologias de uso e cobertura da terra, devidamente georreferenciados, serviram como amostras de treinamento e calibração temática, ficando definidas as seguintes classes de uso e cobertura da terra para área em estudo: caatinga arbórea, caatinga arbórea-arbustiva, caatinga arbustiva, agricultura e corpos d'água. O procedimento metodológico aplicado mostrou que o melhor resultado obtido foi no uso do conjunto de componentes [AHV, AHV e AHH*HV], por meio da classificação MAXVER-ICM, apresentando uma exatidão global de 66% e índice Kappa 0.58.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SILVA, F. F. da; SANTOS, J. R. dos. IMAGENS ALOS/PALSAR NA CLASSIFICAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL DA REGIÃO SEMI-ÃRIDA BRASILEIRA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n0-43769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43769. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").