O USO DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA NA DETECÇÃO DE PISTAS EM AUTÓDROMO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Brasil necessita de métodos alternativos rápidos e baratos que possam ser utilizados em processos de extração de feições cartográficas relevantes, tendo como propósito que estas sejam usadas na atualização de bases cartográficas existentes. Para isso, as imagens de Sensoriamento Remoto têm contribuído de forma decisiva para minimizar estes problemas, juntamente com técnicas de Processamento Digital de Imagens (PDI). Uma destas técnicas é a teoria da Morfologia Matemática - MM. Ela tem por objetivo básico descrever quantitativamente as estruturas geométricas da imagem e funciona como uma técnica na concepção de algoritmos na área de PDI, dispondo de ferramentas básicas, como detectores de bordas e filtros morfológicos. A imagem utilizada é do satélite IKONOS com 1m de resluçºao espacial e contém como feição de interesse o Autódromo de Interlagos - SP. Com o uso da Teoria de Morfologia Matemática, este trabalho tem por objetivo detectar as pistas do autódromo por meio da aplicação de operadores morfológicos. Os operadores utilizados melhoraram a qualidade visual da imagem de entrada, facilitando o processo de detecção das pistas. A manipulação das imagens foi realizada na caixa de ferramentas ("Toolbox") de Morfologia Matemática (MM) desenvolvida pela SDC Information Systems, a qual trabalha acoplada ao software MATLAB. Os resultados obtidos foram interessantes e comprovaram o potencial de uso da MM na área de cartografia na detecção de pistas de autódromo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
RODRIGUES, T. G.; SILVA, E. A. da; LEONARDI, F. O USO DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA NA DETECÇÃO DE PISTAS EM AUTÓDROMO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2010. DOI: 10.14393/rbcv62n0-43713. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43713. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").