IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS MANUAIS EM IMAGENS DE PROFUNDIDADE APLICANDO MORFOLOGIA MATEMÁTICA

Conteúdo do artigo principal

Jorge Antonio Silva Centeno
Regina Tiemy Kishi

Resumo

Neste artigo é descrito um método para o reconhecimento de sinais feitos com a mão utilizando dados de imagens de profundidade. A entrada é uma imagem contendo uma cena na qual o usuário apresenta sua mão mostrando números de um a cinco. Esta imagem é inicialmente segmentada utilizando um método de segmentação global baseado na morfologia matemática. A seguir, a imagem binária resultante é analisada, utilizando morfologia matemática binária para separar os dedos do restante da mão e assim contar quantos dedos o usuário apresenta. Testes com imagens reais são mostrados para comprovar a viabilidade do método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CENTENO, J. A. S.; KISHI, R. T. IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS MANUAIS EM IMAGENS DE PROFUNDIDADE APLICANDO MORFOLOGIA MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 4, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n4-43858. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43858. Acesso em: 26 nov. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jorge Antonio Silva Centeno, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Geodésia - Universitat Karlsruhe (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Fotogrametria, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, laser scanner, cartografia, fotogrametria e processamento de imagens.

Regina Tiemy Kishi, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Universidade Federal do Paraná - UFPR Departamento de Hidráulica e Saneamento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>