PROPOSTA PARA PADRONIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA CADASTRAL URBANA EM MEIO DIGITAL

Conteúdo do artigo principal

Vivian de Oliveira Fernandes
Ruth Emilia Nogueira Loch

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta para a padronização da Cartografia Cadastral Urbana. Ele é parte integrante da dissertação de mestrado da primeira autora, na qual foi realizada uma análise das representações cartográficas do mapeamento urbano a partir de cartas cadastrais urbanas. Essa análise teve o intuito de propor uma discussão a respeito da simbologia cartográfica utilizada na representação de feições básicas, obtidas através de diferentes técnicas de aquisição de dados como aerofotogrametria, topografia e posicionamento por satélites, e revelar quais seriam as feições mínimas e necessárias para atender o maior número de usuários. Como resultado dessa discussão foi apresentado um quadro com a proposta de padronização da cartografia do Cadastro Urbano, subdividida em 8 categorias que contém 45 feições e as especificações necessárias para as suas representações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FERNANDES, V. de O.; LOCH, R. E. N. PROPOSTA PARA PADRONIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA CADASTRAL URBANA EM MEIO DIGITAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n3-44895. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44895. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vivian de Oliveira Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina

Vivian de Oliveira Fernandes é Engenheira Cartógrafa pela Universidade Federal do Paraná (2003), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Cadastro Técnico e Ordenamento Territorial (2009) com Doutorado Sanduiche na Universidade de Karlsruhe na Alemanha durante os anos de 2007 e 2008. Atualmente atua como Professora Adjunta I na Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área de Topografia, Geodésia e Cartografia, é líder do Grupo de Pesquisa Análise e Representação de Informações Espaciais do Laboratório de Geomensura Theodoro Sampaio - LABGEO e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Urbana da POLI - UFBA

Ruth Emilia Nogueira Loch, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia, Cartografia Tátil e Escolar, Sensoriamento Remoto e SIG aplicados aos estudos ambientais.