PROPOSTA PARA PADRONIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA CADASTRAL URBANA EM MEIO DIGITAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta para a padronização da Cartografia Cadastral Urbana. Ele é parte integrante da dissertação de mestrado da primeira autora, na qual foi realizada uma análise das representações cartográficas do mapeamento urbano a partir de cartas cadastrais urbanas. Essa análise teve o intuito de propor uma discussão a respeito da simbologia cartográfica utilizada na representação de feições básicas, obtidas através de diferentes técnicas de aquisição de dados como aerofotogrametria, topografia e posicionamento por satélites, e revelar quais seriam as feições mínimas e necessárias para atender o maior número de usuários. Como resultado dessa discussão foi apresentado um quadro com a proposta de padronização da cartografia do Cadastro Urbano, subdividida em 8 categorias que contém 45 feições e as especificações necessárias para as suas representações.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
FERNANDES, Vivian de Oliveira; LOCH, Ruth Emilia Nogueira. PROPOSTA PARA PADRONIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA CADASTRAL URBANA EM MEIO DIGITAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n3-44895. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44895. Acesso em: 12 jun. 2025.