CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS MULTIESPECTRAIS BASEADA EM ABORDAGEM FUZZY
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Técnicas tradicionais de classificação de imagens multiespectrais têm sido a ferramenta usual para o mapeamento temático da cobertura da terra. Tais técnicas foram projetadas para tratar fenômenos que apresentam limites bem definidos e que podem ser facilmente discretizados. Contudo, existem regiões de incertezas e imprecisões a serem mapeadas, as quais demandam técnicas alternativas, como classificações baseadas em abordagem fuzzy. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de apresentar e analisar comparativamente os resultados obtidos a partir da aplicação da técnica de Máxima Verossimilhança e de dois classificadores baseados em abordagem fuzzy (relativo bayesiano e Distância da Média fuzzy). Para tanto, foi adquirida uma imagem ETM+/Landsat de uma área teste previamente selecionada; realizado o treinamento dos classificadores; e definidas as classes de cobertura da terra. Os resultados obtidos com a aplicação das técnicas de Máxima Verossimilhança, relativa bayesiana e Distância da Média mostraram que classificações relativas são mais adequadas às situações onde ocorre confusão entre as classes, ou seja, quando estas apresentam comportamento inerentemente fuzzy e respostas espectrais similares, dificultando a separação das mesmas. Além disso, as classificações fuzzy fornecem informações relacionadas com a incerteza na atribuição dos pixels às classes, que podem ser úteis e tornar os mapas temáticos gerados mais confiáveis.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PRADO, F. de A.; GALO, M. de L. B. T. CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS MULTIESPECTRAIS BASEADA EM ABORDAGEM FUZZY. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n3-43645. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43645. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").