Mapeamento no Nordeste
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Se observarmos o mapa de realizações cartográficas no Nordeste, veremos que até bem pouco existiam apenas algumas ilhas realizadas pelo DNOCS em escala 1:10.000 ou maiores e o trabalho pioneiro, e aqui já de certo vulto, executado pela SUVALE, em escala de 1:25.000, além de algumas cartas isoladas em escala de 1:50.000 produzidas pela Diretoria do Serviço Geográfico (DSG). Mas esses trabalhos não tinham ligação entre si e eram modestos, em relação à área que se necessitava conhecer. Somente com a criação da SUDENE é que despertamos para o planejamento global.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
ARAÚJO DA ROCHA, Genaro. Mapeamento no Nordeste. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 2, 2025. DOI: 10.14393/rbcv2n-79226. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/79226. Acesso em: 5 dez. 2025.
Referências
.