ANÁLISE DE ÁREAS POTENCIAIS À OCUPAÇÃO DE FLORESTA NATIVA ATRAVÉS DE DADOS GEOMORFOMÉTRICOS E HIDROGRAFIA, REGIÃO DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA - RS

Conteúdo do artigo principal

Vianei Luís Diedrich
Dejanira Luderitz Saldanha
Tatiana Mora Kuplich

Resumo

A conservação das florestas é importante para a manutenção de grande parte da biodiversidade natural. Neste trabalho, a Floresta Ombrófila Mista foi mapeada com o auxílio de imagens do satélite Landsat 5, na região nordeste do Rio Grande do Sul. O mapeamento serviu de base para a análise estatística da relação da floresta com cinco tipos de variáveis geomorfométricas, obtidas a partir dos dados SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) e a base hidrográfica (escala 1:50.000). Foi estabelecida a relação de ocupação da vegetação arbórea ao longo do relevo através de um mapa de áreas potenciais à formação florestal, gerado pela análise multicritério. As áreas de floresta mapeadas representam 27,68% do total da área de estudo (9.004,38  km²). As análises indicaram a declividade como fator importante na distribuição espacial da floresta, aliado à proximidade dessa vegetação com a hidrografia local. O mapa de vegetação potencial gerado pela integração entre a declividade e a hidrografia representa 65,80% da floresta identificada em 2010. Os resultados indicam a possibilidade de aproximação florestal sobre a matriz campestre entre as bacias hidrográficas Taquari-Antas e Apuaê-Inhandava, potencializada pelas sub-bacias dos rios Touros e Cerquinha, ambos tributários do rio Pelotas.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Vianei Luís Diedrich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia

Dejanira Luderitz Saldanha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia

Tatiana Mora Kuplich, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais

Como Citar

DIEDRICH, Vianei Luís; SALDANHA, Dejanira Luderitz; KUPLICH, Tatiana Mora. ANÁLISE DE ÁREAS POTENCIAIS À OCUPAÇÃO DE FLORESTA NATIVA ATRAVÉS DE DADOS GEOMORFOMÉTRICOS E HIDROGRAFIA, REGIÃO DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA - RS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 5, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n5-44426. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44426. Acesso em: 25 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)