AS PESQUISAS EM COGNIÇÃO VISUAL APLICADAS À CARTOGRAFIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa bibliográfica resgatou as investigações em cartografia cognitiva com o objetivo de entender: os fenômenos cognitivos e as estratégias de leitura. Na Cartografia se procura compreender como o conteúdo e a representação do mapa auxiliam na construção do conhecimento espacial. O mapa é um produto tangível e personificado que resulta dos processos mentais humanos para sua construção. Entender como o conhecimento espacial é construído, apesar da complexidade que envolve os processos mentais, é vital para o projeto do mapa. Por outro lado, o mapa é considerado estímulo para construção do conhecimento espacial. Esses dois processos estão separados e não se sabe como as pessoas conseguem adquirir conhecimento espacial a partir das características gráficas do mapa. Todavia não é possível reunir das investigações em cartografia cognitiva como e porque as pessoas conseguem ler os mapas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SANTIL, F. L. de P.; SLUTER, C. R. AS PESQUISAS EM COGNIÇÃO VISUAL APLICADAS À CARTOGRAFIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 3, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n3-43798. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43798. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").