PROCEDIMENTO PARA ALTERAÇÃO DA EMISSIVIDADE DO PRODUTO DE TEMPERATURA DO MODIS - MOD11
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A temperatura superficial é uma variável chave em estudos ambientais e de mudanças globais. A única forma factível para o monitoramento da temperatura superficial em grandes extensões é por meio de técnicas de sensoriamento remoto. A despeito das inúmeras variáveis que afetam a estimativa da temperatura superficial, acredita-se que o erro associado à especificação da emissividade é duas vezes maior que o introduzido pela correção atmosférica. No presente artigo é derivada uma equação, a partir das equações de Planck e da excitância de um corpo cinza, para alterar a emissividade do produto de temperatura do MODIS (MOD11). Em uma área situada a leste do Distrito Federal - Brasil, a comparação da temperatura do MODIS (MOD11) com a temperatura do ASTER (AST08) mostrou um subestimativa média de 2,7 Kelvin (K). Após substituir a emissividade do MOD11, por outra emissividade estimada a partir do índice de área foliar, a diferença entre os produtos MOD11 e AST08 diminuiu praticamente 1,0 K.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
WARREN, M. S.; PERES, L.; RODRIGUES, L. N.; CAMPANA, N. A. PROCEDIMENTO PARA ALTERAÇÃO DA EMISSIVIDADE DO PRODUTO DE TEMPERATURA DO MODIS - MOD11. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 5, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n5-44813. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44813. Acesso em: 27 jan. 2025.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").