Situação do Engenheiro Cartógrafo no Mercado de Trabalho
Conteúdo do artigo principal
Resumo
É amplamente reconhecido que a Cartografia é uma das ciências mais antigas da Humanidade. Depois da epopeia das grandes navegações, sua presença nas sociedades só tem crescido a ponto de assistir-se ao desenvolvimento e à operação de sistemas orbitais de mapeamento. Muitos profissionais militam na seara cartográfica, notadamente aqueles que se utilizam da Cartografia como ferramenta de trabalho. Poucos, como os engenheiros cartógrafos, são talhados para conceber planos e realizar projetos de mapeamento fundamental para o conhecimento do espaço geográfico. Profissão antiga na história e também no País, a Engenharia Cartográfica, contudo, tem pouquíssima visibilidade social. São raros os trabalhos que procuram demonstrar a utilidade social da profissão. O presente trabalho divulga a metodologia e os resultados comparados de dois levantamentos realizados junto a engenheiros cartógrafos brasileiros. Conclui-se que a Engenharia Cartográfica firma-se lentamente no rol das profissões no Brasil.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Referências
SILVA, J. F. C. Caracterização do Mercado de Trabalho do Engenheiro Cartógrafo. Revista Brasileira de Cartografia, v. 47, pp. 62-76, 1996.
SILVA, J. F. C. Os Egressos da UNESP no Mercado de Trabalho da Engenharia Cartográfica. In: Engenharia Cartográfica – 20 anos na UNESP (Seminário sobre o Impacto das Novas Tecnologias na Engenharia Cartográfica). Anais... Departamento de Cartografia e Curso de Engenharia Cartográfica. Presidente Prudente, pp. 120-126, 1997.
SILVA, J. F. C.; GUILHERME, A. D. Percepção do Mercado de Trabalho da Cartografia no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, v. 49, pp. 7-13, 1998.
SILVA, J. F. C.; SPINELLI NETO, A. O Mercado de Trabalho da Engenharia Cartográfica. XIX Congresso Brasileiro de Cartografia, Recife, PE. Anais (CD-ROM)... Rio de Janeiro: SBC, pp. 1-11, 1999.