PERCEPÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO DA CARTOGRAFIA NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A importância do acompanhamento do mercado de trabalho profissional está na organização das informações derivadas dos dados obtidos junto às amostras investigadas. A metodologia seguida foi o envio de questionários aos sócios da SBC — passando estes a compor o Banco de Dados do Mercado da Engenharia Cartográfica, a partir dos questionários respondidos — e questões formuladas ao banco de dados, cujas respostas forneceram as informações procuradas. As respostas referentes à primeira relação empregatícia têm utilidade imediata aos estudantes, que logo estarão no mercado de trabalho, e as respostas referentes ao emprego atual são de interesse maior aos profissionais. A necessidade de continuar a educação formal é facilmente perceptível. Os estabelecimentos de ensino superior têm interesse potencial em todas estas informações, desde o primeiro emprego,o atual e as necessidades de aprimoramento profissional. Demonstra-se que o maior empregador é o setor público federal, que há migração do setor privado para o setor público, que há acúmulo de funções técnicas e administrativas, à medida que aumenta a experiência profissional, que os resultados do sistema de pós-graduação já são sentidos no mercado de trabalho e que o salário mensal médio supera 17 salários-mínimos.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").