Metodologia de Organização de Dados Temporais para o Cadastro Territorial Multi-finalitário
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente, as mais diversas áreas da ciência buscam no passado dados para entender o presente e construir o futuro, indicando como a história é importante em nossas vidas. No Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) não é diferente, conhecer como eram os dados do CTM no passado pode indicar como houve a ocupação de um território e permite planejar como se desenvolverão as próximas ações de ocupação. O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia para a organização de dados temporais para o CTM. A proposta metodológica consiste em uma série de etapas que, a partir do conceito de Data Warehousing, possibilitam organizar dados históricos, provenientes de diferentes fontes, unindo-os a dados atuais para gerar novas informações. Este método, aliado às ferramentas tecnológicas, permitiram unir em uma mesma base de dados, dados "diferentes" em sua estrutura e semântica, adquiridos em épocas distintas. Esse procedimento disponibiliza a história dos dados cadastrais, permitindo verificar como era, como é e fazer uma previsão do futuro daquele dado. A proposta metodológica se mostrou viável porque todas as tecnologias empregadas são livres e também porque as etapas são iterativas, ou seja, uma vez construído o modelo multidimensional, novas bases de dados podem ser inseridas no CTM temporal, baseado no Data Warehousing.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").