Integração das Plataformas Open Data Cube e Brazil Data Cube para Classificação de Uso e Cobertura da Terra
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O potencial para realizar análises espaço-temporais da superfície terrestre, fomentado por uma grande quantidade de dados abertos de Observação da Terra (EO) fornecidos por agências espaciais, traz novas perspectivas para a criação de aplicações inovadoras. No entanto, estes grandes conjuntos de dados trazem novos desafios em relação às capacidades de armazenamento e processamento analítico. A organização desses conjuntos como cubos de dados representa o estado da arte na disponibilização de dados prontos para análise e, consequentemente, para realização de extração de informação. Os cubos de dados de EO podem ser definidos como um conjunto de séries temporais de imagens alinhadas no tempo e espaço. Algumas tecnologias-chave foram desenvolvidas para aproveitar o poder dos cubos de dados. O framework Open Data Cube (ODC) e a plataforma Brazil Data Cube (BDC) fornecem recursos para acessar e analisar esses dados. Este trabalho introduz duas novas ferramentas para facilitar a criação de mapas uso e cobertura da terra (LULC), utilizando cubos de dados e técnicas de Aprendizado de Máquina (ML), criadas com base nas tecnologias ODC e BDC. A primeira ferramenta é um módulo que estende as capacidades do ODC para facilitar a utilização de algoritmos de ML com dados de EO. A segunda ferramenta realiza a integração do pacote R denominado Satellite Image Time Series (sits) com o ODC para possibilitar o uso dos dados gerenciados por este framework. Para demonstrar o potencial de processamento das ferramentas desenvolvidas duas aplicações foram geradas. A primeira trata da criação de uma máscara de água, enquanto a segunda da produção de um mapa de LULC.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").