APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE DESCOBERTA DE CONHECIMENTO EM BANCO DE DADOS CADASTRAIS PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

Conteúdo do artigo principal

Sergio Ricardo Ribas Sass
Amilton Amorim
Milton Hirozaku Shimabukuro
Glaucia Gabriel Sass

Resumo

Base de Dados na gestão pública é um recurso computacional que precisa ser administrado com a mesma importância de um ativo financeiro de uma organização, pois dá suporte à qualidade de suas operações. Com o grande crescimento da quantidade de dados armazenados nessas bases, os gestores passaram a depender não só dos dados, mas também de informações e conhecimentos extraídos desses dados como suporte no processo de tomada de decisão. O Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) é a ferramenta que gerencia os dados da organização pública, e juntamente com ele, para extrair informações desses dados, tecnologias e técnicas computacionais se tornam grandes aliadas, como Data Warehouse (DW) e Mineração de Dados (Data Mining DM). Esse artigo discute brevemente a tecnologia de DM dentro do processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (Knowledge Discovery in database KDD), e, aliado ao CTM, mostra os resultados de um experimento a partir de dados coletados e armazenados em diferentes anos para a cidade de Ribeirão dos índios-SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBAS SASS, S. R.; AMORIM, A.; SHIMABUKURO, M. H.; SASS, G. G. APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE DESCOBERTA DE CONHECIMENTO EM BANCO DE DADOS CADASTRAIS PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 6, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44709. Acesso em: 28 maio. 2022.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>