ANÁLISE TEMPORAL A PARTIR DO CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As cidades sofreram e continuam sofrendo transformações com a expansão territorial e o aumento populacional. Neste cenário, os gestores públicos precisam de informações que os permitam analisar essas transformações e planejar o espaço urbano. O Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) tem sido usado por alguns municípios para registrar e gerenciar essas transformações, porém ele pode oferecer outros tipos de informações e melhorar a forma de análise em planejamento estratégico. O CTM acrescido do atributo tempo oferece todos os benefícios do CTM, além de possibilitar análises da evolução temporal do espaço urbano. Este trabalho apresenta uma breve discussão sobre as características temporais dos CTM's, abordando tipos de dados não convencionais. Primeiramente apresenta-se um breve histórico do CTM, seus conceitos e uso com os Sistemas de Informação Territorial (SIT). Num segundo momento descreve-se os tipos de dados para a análise temporal do CTM. Depois, apresenta-se um estudo de caso com o CTM Temporal e finalmente, as considerações finais sobre o tema.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SASS, G. G.; AMORIM, A. ANÁLISE TEMPORAL A PARTIR DO CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n2-43844. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43844. Acesso em: 12 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").