CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO VIA INTERNET: um importante instrumento de apoio ao planejamento municipal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
É comum encontrar, nas prefeituras brasileiras, um cadastro imobiliário cuja sua utilização se restrinja apenas a uma base de dados para o cálculo de tributos, mesmo assim, geralmente não dá os subsídios necessários para a caracterização dos imóveis com o objetivo de apuração do valor venal. Considerando que os sistemas cadastrais, podem ter um caráter multidisciplinar, os mesmos podem assumir uma função mais abrangente, apresentando-se como um conjunto de informações organizadas para diversos departamentos e setores da administração municipal. Um sistema de gerenciamento de informações que contemple o banco de dados cadastral, com múltiplas finalidades, possibilita a manipulação desses dados apresentando informações de maneira adequada aos usuários, tornando-se um importante instrumento de apoio à tomada de decisão. Ainda que a maior parte dos municípios de pequeno e médio porte não venha investindo em novas tecnologias, a modernização dos serviços públicos por meio de sistemas informatizados é vista como inevitável, podendo otimizar tanto os serviços internos quanto o atendimento ao cidadão. Este trabalho apresenta um Sistema Gerenciador de Informações Cadastrais - SIC, ainda em desenvolvimento, baseado no Cadastro Técnico Multifinalitário de um município de pequeno porte, que permite a visualização, pela Internet, de informações cadastrais, consulta por operações estatísticas e ainda a possibilidade de emissão de documentos on-line.
Palavras-chave: Sistema de Informações Cadastrais, Internet, Cadastro Técnico Multifinalitário
Palavras-chave: Sistema de Informações Cadastrais, Internet, Cadastro Técnico Multifinalitário
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
AMORIM, A.; DE SOUZA, G. H. B.; YAMASHITA, M. C. CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO VIA INTERNET: um importante instrumento de apoio ao planejamento municipal. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 60, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv60n2-44874. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44874. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").