Zoneamento Edafoclimático: Metodologia e Aplicação no Cultivo da Maçã em uma Bacia Hidrográfica Brasileira
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O planejamento do uso e ocupação do solo é indispensável quando se trata de buscar os melhores resultados tendo em vista a sustentabilidade socioeconômica e ambiental. Neste contexto, Sistemas de Informação Geográfica são ferramentas que permitem através do mapeamento identificar características físicas e climáticas visando o melhor resultado para um cultivo em particular o que caracteriza o zoneamento edafoclimático. Este artigo objetivou elaborar e aplicar uma metodologia para criar um zoneamento edafoclimático, focado no cultivo da maçã, tendo como unidade de estudo a bacia hidrográfica do rio Socorro, localizada no interior do município de Vacaria, Brasil. Foram considerados como parâmetros climáticos a demanda hídrica e o repouso hibernal e como parâmetros físicos a pedologia, áreas de preservação permanente, uso do solo e declividade, obtendo-se um mapa com a representação de áreas aptas e restritas. Os resultados apontaram cerca de 80% da bacia hidrográfica corresponde a áreas aptas para o cultivo de maçã. A metodologia proposta pode ser aplicada a outras regiões e outros cultivos subsidiando assim a tomada de decisão quanto ao uso e ocupação do solo, sensibilidades e potencialidades.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").