SUSCEPTIBILIDADE E POTENCIAL ATUAL À EROSÃO HÍDRICA DOS SOLOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CABAÇAL, MATO GROSSO, BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A expansão das atividades agropecuárias em desconformidade com as potencialidades e limitações das terras constitui uma das fontes potenciais de degradação dos solos, implicando em elevados custos para recuperação das áreas degradadas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é avaliar a susceptibilidade e potencial atual à erosão hídrica dos solos da bacia hidrográfica do rio Cabaçal-MT. Foram gerados mapas de erodibilidade dos solos, por meio da inserção dos índices de erodibilidade de cada classe de solo; susceptibilidade à erosão por meio da sobreposição dos mapas de grau de erodibilidade e declividade; mapas de cobertura vegetal e uso dos solos; potencial à erosão, por meio da associação dos mapas de susceptibilidade e uso dos solos. Os solos predominantes na bacia são os Argissolos Vermelho Amarelo, que associados ao relevo plano resultou na predominância das classes de extremamente susceptíveis e muito susceptíveis à erosão, correspondendo a 72,07% da área de estudo. Em 59,06% na bacia ocorre cobertura vegetal de baixo e médio porte, com atividade antrópica moderada constituída por culturas perenes, como cana de açúcar e pastagens. Da área da bacia 56,69% apresenta médio potencial à erosão, evidenciando a necessidade de adequação do uso dos solos com as suas aptidões e potencialidades. Constatou-se como necessário a implementação de manejos conservacionistas nas áreas rurais da bacia com o intuito de reduzir a degradação dos solos e, por consequência, a dos recursos hídricos.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").