PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ELABORAÇÃO DE UM ZONEAMENTO AMBIENTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Zoneamento Ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal N° 6.938), a qual estabelece normas para a preservação, proteção e melhoria da qualidade ambiental. O zoneamento consiste na segmentação de uma determinada região em zonas homogêneas, que apresentam as mesmas características ambientais, constituindo, desta forma, um mecanismo a disposição do poder público para o planejamento do território. O objetivo deste trabalho foi de elaborar um Zoneamento Ambiental para o município de Nova Alvorada/RS, a partir de dados relativos ao meio físico e biótico, constituindo uma das etapas para a elaboração de um cenário para a proposição de diretrizes e metas que visem definir, entre as alternativas possíveis, o uso sustentável dos recursos naturais. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados dados cartográficos e imagem de satélite, os quais permitiam a elaboração de mapas temáticos referentes aos recursos hídricos, malha viária, hipsometria, clinografia, uso e cobertura do solo, risco potencial a erosão dos solos e áreas de preservação permanente, que depois de avaliados e cruzados, geraram o mapa de Zoneamento Ambiental. Foram definidas seis zonas planejamento, como seguem: zona de uso agrícola 1 e 2, zona urbana consolidada, zona de expansão urbana, zona de proteção aos remanescentes florestais e zona proteção aos recursos hídricos, encostas e topos de morro.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
CEMIN, G.; SCHNEIDER, V. E.; FINOTTI, A. R.; PÉRICO, E. PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ELABORAÇÃO DE UM ZONEAMENTO AMBIENTAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 3, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n3-43794. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43794. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").