APLICAÇÃO DO MESMA PARA ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PROCESSO DE IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO URBANO DE MANAUS-AM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O acelerado processo de urbanização é responsável por alterações antropogênicas significativas da paisagem. A compreensão e o monitoramento dessas alterações são fundamentais para o planejamento urbano, visando à contenção dos impactos ambientais resultantes da ocupação de novas áreas, como os causados pelas altas taxas de impermeabilização do solo. Neste contexto, o sensoriamento remoto apresenta uma série de ferramentas e produtos que permitem derivar relevantes informações em função da possibilidade de visão sinóptica e multitemporal do território. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicação de um modelo de mistura baseado em múltiplas componentes (Multiple Endmember Spectral Mixture Analysis - MESMA) em imagens Landsat Thematic Mapper (TM) para a delimitação das frações de superfícies impermeáveis (que indicam a direção do crescimento urbano) da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil, entre os anos de 1987 e 2006. No total, 20 espectros foram selecionados para os modelos de duas e três componentes e 18 espectros para os de quatro componentes, os quais modelaram 97,7% da imagem de 2006 e 99,2% da imagem de 1987 com um erro médio quadrático de 2,5%. Foram gerados mapas de frações nos quais o valor de cada pixel representa a porcentagem de determinada componente neste pixel. O resultado obtido mostrou que é viável o uso de imagens de satélite de média resolução espacial e dos modelos de mistura baseados em múltiplas componentes para análises que considerem os elementos físicos da cobertura do solo urbano.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
KUCK, T. N.; ALVES, D. S. APLICAÇÃO DO MESMA PARA ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PROCESSO DE IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO URBANO DE MANAUS-AM. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 6, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n6-43807. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43807. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").