Camil Gemael: uma vida dedicada à Geodésia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
É difícil estabelecer exatamente quando se inicia a história da Geodésia Brasileira, mas é certo afirmar que os primeiros trabalhos de posicionamento foram realizados à época do descobrimento. A formação de profissionais nesta área no país começa com a criação da Academia Real Militar no inicio do século XIX, onde eram ministradas disciplinas que capacitavam os engenheiros à época a realizar trabalhos relacionados a Geodésia. A formação de mestres e doutores nesta área veio com a criação na década de 1970 do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo Professor Camil Gemael, o qual viria a ser um divisor de águas na história da Geodésia nacional, dedicando  sua carreira à pesquisa e ao ensino das Ciências Geodésicas. Neste artigo apresenta-se de forma resumida a vida e as importantes contribuições deste que se tornou um dos maiores geodesistas brasileiros.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
VEIGA, L. A. K.; NADAL, C. A.; FAGGION, P. L.; WANDRESEN, R.; DE FREITAS, S. R. C.; STROPARO, E. M. Camil Gemael: uma vida dedicada à Geodésia. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 3, p. 745–786, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n3-45710. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45710. Acesso em: 11 dez. 2024.
Seção
Artigos de Revisão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").