SISTEMA DE OBSERVAÇÃO COSTEIRA E O PAPEL DOS SENSORES REMOTOS NO MONITORAMENTO DA COSTA NORTE BRASILEIRA, AMAZÔNIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diferentes técnicas e aplicações de sensoriamento remoto têm sido usadas para investigar ambientes costeiros tropicais úmidos na Região Amazônica. Este artigo apresenta as pesquisas prioritárias desenvolvidas nesta região e as técnicas potenciais que devem ser aplicadas na costa amazônica. Além disso, apresenta os desenvolvimentos recentes e pesquisas futuras que usarão os sensores ALOS-PALSAR, RADARSAT-2 e SAR SIPAM, que devem tornar o uso dos radares de abertura sintética (SAR) uma poderosa ferramenta de monitoramento costeiro durante os próximos anos. Portanto, o uso do sensoriamento remoto representa uma chance única para implantação de um sistema de observação costeira na Zona Costeira Amazônica em um futuro próximo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
E SOUZA FILHO, P. W. M.; GONÇALVES, F. D.; BEISL, C. H.; MIRANDA, F. P. de; ALMEIDA, E. F. de; CUNHA, E. R. SISTEMA DE OBSERVAÇÃO COSTEIRA E O PAPEL DOS SENSORES REMOTOS NO MONITORAMENTO DA COSTA NORTE BRASILEIRA, AMAZÔNIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n2-44947. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44947. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").