TÉCNICAS AUTOMÁTICAS PARA GERAÇÃO DE MAPAS DE ÍNDICES DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL A DERRAMAMENTOS DE ÓLEO NA BAÍA DE GUAJARÁ, BELÉM-PA.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Uma rotina de técnicas e procedimentos foi estabelecida para a elaboração de mapas de índices de Sensibilidade Ambiental (ISA) a derramamentos de óleo, a partir de dados de sensores remotos Landsat ETM+ 7, Radarsat-1 Wide 1, fusão de dados multisensores e sistema de informação geográfica. Desta forma, foram reconhecidas sete unidades de paisagem associadas à terra firme (tabuleiro costeiro com Estruturas Artificiais - ISA 8B e Muro de arrimo - ISA 1B) e aos ambientes sedimentares recentes, bem como seus ISA (várzea - ISA 10B; Manguezal - ISA 10A; Banco Lamoso Vegetado - ISA 9B; Praia estuarina - ISA 4; Falésia - ISA 3). Estes resultados propiciarão à indústria petrolífera encarar desafios tecnológicos na área de segurança operacional e proteção do meio ambiente, destacando a avaliação de risco sócio-ambiental, tecnologias para emergências, monitoramento costeiro e sistemas de informação ambiental.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
GONÇALVES, Fabrício Dias; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e; MIRANDA, Fernando Pellon de; PARADELLA, Waldir Renato. TÉCNICAS AUTOMÁTICAS PARA GERAÇÃO DE MAPAS DE ÍNDICES DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL A DERRAMAMENTOS DE ÓLEO NA BAÍA DE GUAJARÁ, BELÉM-PA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 58, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv58n3-44911. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44911. Acesso em: 21 abr. 2025.