CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE PICADA CAFÉ-RS DE ACORDO COM O NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO

Conteúdo do artigo principal

Daniela Viegas
Viviane Todt
Adriane Brill Thum
Osmar Gustavo Wöhl Coelho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo delimitar e caracterizar, de acordo com o Uso e Cobertura do Solo, as áreas de Preservação Permanente no municípiode Picada Café - RS em conformidade com o Novo Código Florestal Brasileiro. Para isso, se utilizou a Lei n° 12.651 de 25 de maio de 2012 e a Lei n° 12.727 de 17 de outubro de 2012, que dispõem sobre o Novo Código Florestal Brasileiro, além de técnicas de Geoprocessamento. As técnicas de geoprocessamento subsidiaram esse trabalho através do mapeamento do Uso e Cobertura do solo sobre imagem de satélite Landsat TM 5 e um Banco de Dados Geográficos, que permitiram delimitar e caracterizar as áreas de Preservação Permanentes através do cruzamento de ambos os dados. Os resultados obtidos mostram que não foram encontradas APPs de topo de morro no município, mas as APPs de hidrografi a e encosta totalizam 6,90  km², sendo desses 4,63  km² cobertos por vegetação secundária de porte arbóreo-arbustivo, o que sugere que estejam preservadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
VIEGAS, D.; TODT, V.; THUM, A. B.; COELHO, O. G. W. CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE PICADA CAFÉ-RS DE ACORDO COM O NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 5, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n5-44696. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44696. Acesso em: 2 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniela Viegas, Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS

Especialização em Informações Espaciais Georreferenciadas

Viviane Todt, Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS

Especialização em Informações Espaciais Georreferenciadas

Adriane Brill Thum

Especialização em Informações Espaciais Georreferenciadas

Osmar Gustavo Wöhl Coelho, Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS

Especialização em Informações Espaciais Georreferenciadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)