DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UNIDADES DA PAISAGEM DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NO PERÍODO DE 1984 A 1999

Conteúdo do artigo principal

Tania Maria Tonial
Eloir Missio
José Eduardo dos Santos
Carlos Henke-Oliveira
Marcelo Leandro Holzschuh
Nelson Zang

Resumo

No Estado do Rio Grande do Sul o uso e a ocupação da terra sempre esteve associado a práticas agressivas ao meio ambiente. O desenvolvimento a qualquer custo pode trazer conseqüências irreversíveis para os ecossistemas, as paisagens, a biosfera e sua diversidade biológica. Com a crescente demanda por recursos naturais o diagnóstico periódico do uso da terra torna-se um aspecto fundamental para a compreensão dos padrões de organização do espaço, os quais raramente são permanentes, em função da elevada dinâmica das atividades antrópicas. Neste contexto, as informações derivadas dos sensores orbitais, aliadas às técnicas de geoprocessamento, têm-se mostrado como uma ferramenta eficiente no auxílio à caracterização de elementos da paisagem e em estudos de identificação e mapeamento dos recursos naturais. Este trabalho objetiva, pois, a caracterização e o diagnóstico ambiental de cinco microbacias da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O uso de sistemas de informações geográficas foi essencial para a obtenção das informações relacionadas aos elementos estruturais da paisagem como: hipsometria, clinografia, hidrografia, usos do solo, áreas de risco e áreas de preservação permanente. A agricultura representa a principal ocupação dos solos na região, sendo necessário promover o controle e o acompanhamento do uso dos recursos naturais, principalmente nas áreas de preservação permanente, possibilitando o cumprimento da legislação ambiental. A base cartográfica disponível para a confecção de cartas temáticas precisas é limitante. Este problema não é apenas local, a escassez de informações cartográficas é geral em todo o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
TONIAL, T. M.; MISSIO, E.; DOS SANTOS, J. E.; HENKE-OLIVEIRA, C.; HOLZSCHUH, M. L.; ZANG, N. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UNIDADES DA PAISAGEM DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NO PERÍODO DE 1984 A 1999. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n3-43537. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43537. Acesso em: 2 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tania Maria Tonial, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Eloir Missio, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Programa de Pós-Graduação

José Eduardo dos Santos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Programa de Pós-Graduação

Carlos Henke-Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Programa de Pós-Graduação

Marcelo Leandro Holzschuh

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Nelson Zang, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões