CLASSIFICADOR ADAPTATIVO PARA O RECONHECIMENTO DE ALVOS EM IMAGENS CCD/CBERS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta um classificador neural integrado que visa aumentar a acurácia no reconhecimento de diferentes feições em imagens do sensor CCD/CBERS. Entre essas feições encontram-se capões nativos e áreas de reflorestamento de Araucaria angustifolia localizados dentro e aos arredores da Floresta Nacional de São Francisco de Paula. Essa FLONA é considerada a unidade de conservação mais antiga do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O classificador neural proposto é dito integrado pelo fato de ser constituído por três modelos de redes neurais agrupados através de duas abordagens distintas de integração: abordagem 2/3 e abordagem pelo critério da credibilidade. Os classificadores neurais utilizados foram: Perceptron de Múltiplas Camadas com Retropropagação de Erros, Quantização Vetorial por Aprendizagem e Rede de Função de Base Radial. Os experimentos desenvolvidos mostram que o modelo neural integrado, pelo critério de credibilidade, contribui para aumentar a acurácia na identificação de feições, mostrando-se promissor para outras aplicações, tais como o monitoramento em tempo real de alvos da superfície terrestre.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
TODT, V.; SHIMABUKURO, Y. E.; RUBERT, C.; DA SILVA, J. D. S.; FORMAGGIO, A. R. CLASSIFICADOR ADAPTATIVO PARA O RECONHECIMENTO DE ALVOS EM IMAGENS CCD/CBERS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 58, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv58n3-44914. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44914. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").