SISTEMA DE RESERVA LEGAL EXTRA-PROPRIEDADE NO BIOMA CERRADO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR NO CONTEXTO DA BACIA HIDROGRÁFICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho propõe um índice normalizado de vegetação remanescente (NRVI), gerado a partir de dados de uso da terra, e avalia sua distribuição entre bacias hidrográficas de Goiás e do Distrito Federal, cujos limites foram gerados a partir de imagens SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) com áreas mínimas de 10.000, 50.000 e 200.000 ha. O NRVI varia entre -1 (bacias totalmente convertidas) e +1 (bacias totalmente preservadas) e permite associar o uso da terra a variáveis numéricas, como indicadores de desenvolvimento social. Os mapas apontam altos valores de NRVI em bacias do Nordeste Goiano, enquanto que as áreas ao sul e sudeste apresentam valores, em geral, negativos. Conforme os requisitos do Código Florestal (i.e. áreas de preservação permanente e reserva legal), o valor do NRVI é estimado em -0,382, sendo encontrado em apenas 50,13% das bacias com 10.000 ha de área mínima. Ainda que preliminares, nossos resultados indicam que o NRVI é efetivamente aplicável a um sistema de transferência de direitos de desenvolvimento (TDR) em Reserva Legal Extra-Propriedade e áreas de Servidão Florestal em Goiás e Distrito Federal.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
BONNET, Barbara Rocha Pinto; FERREIRA, Laerte Guimarães; LOBO, Fábio Carneiro. SISTEMA DE RESERVA LEGAL EXTRA-PROPRIEDADE NO BIOMA CERRADO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR NO CONTEXTO DA BACIA HIDROGRÁFICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 58, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv58n2-44918. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44918. Acesso em: 6 mar. 2025.